Você pode!

Perdedor não é aquele que perde, mas sim aquele que desiste! Não desista :))

24 de out. de 2014

Alergia de esmalte: você conhece esse assunto?

Olá pessoal!
Hoje, além das unhas do post anterior, resolvi partilhar com vocês algumas informações sobre alergia de esmaltes. Você deve ter feito uma cara como a da mocinha da foto, não? Pois é! É um assunto que quase ninguém pensa, mas, é muito importante ter conhecimento para se auto avaliar ou ajudar alguém que precise e desconheça.
A alergia a esmalte é uma alergia como qualquer outra a alimentos, maquiagem, produtos químicos (como sabão, detergente, perfumes) e pode aparecer em qualquer estágio da vida. Você pode usar a vida toda numa boa e de repente, pumba!! Em crianças a probabilidade é maior porque até os 13 anos o sistema imunológico não é totalmente formado.
As principais substâncias que causam alergia e que estão presentes nos esmaltes são formol, tolueno e DBP. Hoje temos muitos marcas nacionais que já são livres dessas substâncias. Os que vem escrito "hipoalergênicos" e "3 ou 4 free" também. Não significa que não dão alergia, mas, a probabilidade é muito pequena. Algumas marcas nacionais que já são assim são Ludurana, Colorama (todos), Risqué (novos), Hits (alguns e todos da Gio Antonelli), Avon (os mais caros), Mohda (alguns), Vefic Premium, entre outros. Os preços são toleráveis pelo custo benefício (em torno de R$ 5,00 a maioria deles). Já os importados são todos "free" pois não possuem o tolueno e o formol em suas fórmulas, só que esses são mais caros!
Algumas pessoas com alergia a esmaltes (a maioria) consegue viver muito bem com esses esmaltes e não precisa ficar sem fazer as unhas (que ótimo, não?).
Os sintomas de alergia a esmaltes são coceira e inchaço ao redor dos dedos e cutículas, unhas quebradiças, machucados em volta dos dedos, coceiras no rosto, pescoço e orelhas, bolhas e inchaço nas pálpebras. Esses sintomas são aleatórios e não aparecem juntos e, por isso, muitas vezes o diagnóstico não consegue ser feito "de prima". 
E aí vocês podem se perguntar: "mas porque ela resolveu estudar sobre esse assunto?". Simples: porque eu tenho alergia de esmaltes :o !!!! E gostaria de compartilhar com vocês como detectei isso. O post está um pouco longo, mas, acho que vale a pena "perder um tempinho".
Sempre tive muita coceira nos dedões das mãos mas nunca pensei nisso. Até então achava normal. Só que comecei a fazer as unhas mais de uma vez por semana e a coisa foi se agravando. Um dia apareceu uma "picada de pernilongo" no meu pescoço e passei uma pomadinha....e não sarava por nada. Depois de mais de um mês fui ao dermatologista que detectou uma dermatite de contato. Usei a pomada correta por 10 dias, melhorou e quando parei voltou! Tomei um anti alérgico e melhorou de novo....e depois voltou. Só que nesse meio tempo minha orelha começou a coçar e eu "machuquei" meu dedo "pai de todos" e não sarava de jeito nenhum! Doía pra caramba! Daí me deu um "estalo" e resolvi pesquisar! Suspeitei da alergia, fui ao dermatologista e....confirmado!
Adotei algumas mudanças de produtos e regularidade e hoje está tudo OK, graças a Deus!
Agora não uso mais acetona, somente removedor (aliás, acho que todas deveriam usar removedor, independente da alergia porque é menos prejudicial), uso base hipoalergênica (comprei da Mohda, mas, tem outras marcas nacionais), esmaltes eu dou preferência aos hipoalergênicos também, mas, eventualmente acabo passando os "comuns", como hoje, procuro esmaltar as unhas apenas uma vez por semana e todas as noites eu "lambuzo" o dedo de Bepantol Baby para dormir (também acho que todas deveriam usar porque é o melhor de todos para hidratar as cutículas...eu diria até melhor que aquele outro que eu usava, bem caro, da La Roche que está num dos posts iniciais do blog).
Espero poder ter contribuído com essas informações!
Beijinhos e fiquem com Deus!!!
Dani

Nenhum comentário:

Postar um comentário